OAIS - Open Archival Information System é um modelo de referência, um sistema aberto para arquivamento da informação que disciplina e orienta na preservação e manutenção no acesso às informações por longo prazo. O sistema foi encomendado pela ISO - International Organization for Standardization e então desenvolvido e coordenado pelo Consultative Committee for Space Data Systems (CCSDS), no ambiente da NASA. Em maio de 1999 teve a publicação da primeira versão – RED BOOK, a segunda versão do RED BOOK foi em julho de 2001, e em janeiro de 2002 a publicação da primeira versão do BLUE BOOK, e enfim a aprovação da ISSO 14721 Space data and information transfer systems - Open archival information system - Reference model em fevereiro 2003.
O modelo OAIS pode ser aplicado a qualquer arquivo, desde que a organização tenha como objetivo tornar a informação disponível a longo prazo. É constituído pela interação de produtores, consumidores, gestão e o repositório. “Toda a informação submetida a um OAIS por um produtor e toda a difusão estabelecida a partir do OAIS a um utilizador ocorre numa ou mais sessões discretas através de pacotes de informação.” (RODRIGUES, 2003, p.80).
REFERÊNCIAS
BRASIL. Arquivo Nacional. OAIS - Open Archival Information System. Disponível em: http://www.documentoseletronicos.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/oais.pdf
Acesso em: 06 de janeiro de 2013.
RODRIGUES, Maria L. T. S. Preservação Digital de longo prazo: estado da arte e boas práticas em repositórios digitais. 2003. 139 f. Tese (Mestrado em Estudos de informação e bibliotecas digitais). Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Lisboa, 2003. Disponível em: http://dited.bn.pt/8927/37/Tese_Preservacao_Digital_Lurdes_Saramago.pdf. Acesso em: 06 de janeiro de 2013.
THOMAZ, Katia P; SOARES, Antônio José. A preservação digital e o modelo de referência Open Archival Information System (OAIS). DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação - v.5 n.1 fev/04. Disponível em: http://www.dgz.org.br/fev04/Art_01.htm
Acesso em: 06 de janeiro de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário