quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O que é Preservação Digital?

nj

Com o advento cada vez mais constante de novas mídias digitais oriundas do progresso tecnológico e com a consolidação da produção científica no meio digital, instituições como Bibliotecas se confrontam com a necessidade de manutenção da disponibilidade e do acesso à informação armazenada e produzida no meio eletrônico. A partir desta preocupação, surge a importância da criação de estratégias e técnicas que visem a preservação de documentos digitais, a fim de garantir o seu acesso não só às gerações atuais, como também às gerações futuras.
Segundo Ferreira (2006), a Preservação Digital é o conjunto de atividades ou processos responsáveis por garantir o acesso continuado a longo prazo à informação existente em formatos digitais. Além disso, tem a capacidade de garantir que a informação digital permaneça acessível e com qualidades de autenticidade suficientes para que possa ser interpretada no futuro recorrendo a uma plataforma tecnológica diferente da utilizada no momento da sua criação.
De acordo com Arellano e Andrade (2006), a preservação digital tem diferentes significados dependendo do contexto, para os profissionais da informação, por exemplo, pode ser a infra-estrutura e o comprometimento institucional necessário para proteger a informação representada digitalmente, enquanto que para os especialistas das ciências da computação ela seria uma maneira de atenuar a obsolescência tecnológica e aumentar a memória humana.
A fim de informar um pouco mais a respeito sobre o tema, disponibilizamos abaixo um vídeo de sensibilização sobre a importância da Preservação Digital, vale a pena conferir:


Referências:

FERREIRA, M. Introdução à preservação digital: conceitos, estratégias e actuais consensos. Escola de Engenharia da Universidade do Minho, 2006.

ARELLANO, Miguel Angel; ANDRADE, Ricardo Sodré.Preservação digital e os profissionais da informação. DataGramaZero, v. 7,  n.5,    out /2006. Disponível em:< http://www.datagramazero.org.br/out06/Art_05.htm>. Acesso em 30 dez.2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário